quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

SETE ANOS DO MARTÍRIO DA MISSIONÁRIA DOROTHY STANG!
O COMITÊ DOROTHY CELEBRA A MEMÓRIA DE SUA PROFETISA DIZENDO NÃO A TODA AÇÃO QUE PROMOVE A MORTE!



Um altar se esparramou sobre a terra : o colorido das mantas, o verde das folhas de palmeira, as 7 cuias, os 3 barquinhos de miriti, o alguidá com a água perfumada.
Símbolos de memória, de compromisso e denúncia.

No dia 12 de fevereiro, às 10 horas, na Praça da República em Belém,  foi celebrada a memória dos 7 anos de martírio da missionária Dorothy Stang com um Ato político-cultural e uma Celebração Inter-religiosa.
Neste ano, o Comitê Dorothy, dando continuidade à luta e reflexão sobre a defesa da Sagrada Herança, legado deixado por irmã Dorothy, buscou através de cânticos, poesias, coreografia, orações, mística e fala de representantes de entidades civis, religiosas e movimentos sociais, denunciar toda a ação de ameaça e violação à vida do povo, da floresta, dos rios da Amazônia, este ano, principalmente, do RIO XINGU. Mas também, manifestar e alimentar sua esperança no fortalecimento de alianças para combater essas forças destruidoras da vida. Após o ato político-cultural, iniciou-se a celebração inter-religiosa marcada por momentos de emoção e profunda espiritualidade.
Para Rubem Alves "o que a memória ama fica eterno". Vamos eternizar alguns desses momentos.     

Coreografia da canção Pelos Caminhos da América

 "... no centro do continente,
Marcham punhados de gente, com a vitória da mão.
Nos mandam sonhos, cantigas, em nome da liberdade,
Com o fuzil da verdade, combatem firme o dragão".

Oração por Dorothy Stang

Ó Deus de ternura e misericórdia, Senhor da vida e da história, que nos chamaste para a vida plena e nos sustentas em teu amor, suscita em nós um grande amor ao nosso planeta terra e a tudo o que nele vive e respira. Que a exemplo de tua serva Ir. Dorothy Stang, possamos defender a vida ameaçada, cultivar formas de desenvolvimento sustentável, preservar nossos rios e florestas, respeitar a biodiversidade do planeta terra e lutar pela justiça neste chão.Concede-nos a graça de amar sem medida, respeitar a obra criada, promover formas alternativas de educação e forças para resistir na perseguição. Que teu espírito, profecia feita ação, defenda a sagrada herança de Ir. Dorothy, com as armas da Palavra de Deus, munida de ousadia, coragem e determinação e revestida da mística evangélica.  Que Maria, a Mãe dos pobres e nossa mãe, sustente os projetos de desenvolvimento sustentável, e apresente ao seu Filho Jesus, os gemidos e as dores de parto de nossa criação.Isto nós te pedimos ó Deus Pai, por meio de teu Filho Jesus, em comunhão com o Espírito divino, sob o olhar amoroso de Maria. Amém. (Ir. Zenilda Luzia Petry – IFSJ)

                                   MÍSTICA DA ÁGUA : momento de oração e bênção 
LOUVADA SEJAM AS ÁGUAS DOS RIOS DA AMAZÔNIA! LOUVADA SEJAM AS ÁGUAS DO RIO XINGU.
ÁGUAS DA TERRA (Luizinho Bastos)

"Água nossa de cada dia, doce salgada, verde azul.
Preciosa, límpida, a saciar nossa sede.
Água nossa, pura, viva; fonte de vida do Planeta Terra.
Seja louvada!
Seja preservada!"


Que a exemplo de tua serva Ir. Dorothy Stang, possamos defender a vida ameaçada, cultivar formas de desenvolvimento sustentável, preservar nossos rios e florestas, respeitar a biodiversidade do planeta terra e lutar pela justiça neste chão.
Concede-nos a graça de amar sem medida, respeitar a obra criada, promover formas alternativas de educação e forças para resistir na perseguição.
Que teu espírito, profecia feita ação, defenda a sagrada herança de Ir. Dorothy, com as armas da Palavra de Deus, munida de ousadia, coragem e determinação e revestida da mística evangélica.
Que Maria, a Mãe dos pobres e nossa mãe, sustente os projetos de desenvolvimento sustentável, e apresente ao seu Filho Jesus, os gemidos e as dores de parto de nossa criação.
Isto nós te pedimos ó Deus Pai, por meio de teu Filho Jesus, em comunhão com o Espírito divino, sob o olhar amoroso de Maria. Amém.(Ir. Zenilda Luzia Petr
Presença do Comitê Xingu Vivo

Poeta Antonio Juraci Siqueira
A poesia: defendendo a vida e a Amazônia.

"Vai depender só de nós,
vai depender só nós"



Nenhum comentário: